Você sabe o que é Body Shop de TI e quais as vantagens para as empresas?

Quanto vale o tempo dedicado aos processos do seu negócio?


Por Redação


 Cursos gratuitos e com certificados

Uma das necessidades em destaque no momento, devido à dificuldade de acompanhar todos os lançamentos e atualizações, é entender o que é o Body Shop e quais são suas vantagens.


A terceirização de serviços é uma opção bastante utilizada e muitos gestores compreendem os benefícios que ela apresenta.

Por conta da alta adesão a essa prática, terceirizar serviços tem sido uma forma de se manter firme frente à competitividade de mercado.

Porém, é necessário entender melhor sobre esse tipo de serviço e mais, identificar qual modelo é mais compatível com a empresa, podendo de fato trazer os resultados esperados.


Entenda o que é Body Shop, quais são suas especificidades e também quais são as vantagens de acrescentar essa prática ao seu planejamento estratégico.


Terceirização de Serviços de TI


Antes de falarmos sobre o que é Body Shop em si, precisamos começar pelo conceito de terceirização.


O setor de TI, ao se caracterizar como um dos setores-chave para o funcionamento e estabilidade de empresas de quaisquer ramos e portes, demanda muito trabalho e dedicação.


Essa necessidade de uma atenção mais focada revela diversos desafios a serem superados, já que as atividades dentro dele são complexas, específicas e variadas, exigindo uma equipe de profissionais especializados em diferentes áreas.

Uma empresa dificilmente consegue se manter estável sem uma equipe de TI preparada. E muito raramente as empresas conseguem manter uma equipe adequada em suas instalações internas.


Ainda que a utilização de recursos tecnológicos na empresa seja ativa, isso acontece devido à falta de uma estratégia em seu uso de TI e pela dificuldade em alavancar seu modelo de negócio.


O investimento em tecnologia precisa estar alinhado a ferramentas estratégicas que, conjuntamente, proporcionem performance e atendimento de qualidade.

Assim, a terceirização surge como uma forma de ter uma equipe de TI especializada e competente, sem precisar gastar tempo e dinheiro com recrutamento e seleção, treinamentos e processos de adequação.


O aperfeiçoamento dos profissionais e a sua capacitação, de acordo com os lançamentos do mercado, ficam por conta da empresa contratada, permitindo um foco no core business muito maior.


Mas nesse contexto, o que é Body Shop? Vamos entender a seguir com a relação entre esses modelos.


O que é Body Shop?


Body Shop é a prática de terceirização que coloca dentro da contratante do serviço, profissionais especializados para realizar tarefas específicas, o body shop de TI é a estratégia ideal para empresas que precisam desenvolver soluções pontuais na área de tecnologia ou que têm picos de demanda por mão de obra nessa área. O Body Shop nada mais é do que uma uma modalidade de terceirização mais voltada para a alocação de profissionais de uma área que sejam especialistas em alguma das técnicas daquele segmento.


Diferentemente da terceirização do departamento, que contrata toda uma equipe, o Body Shop é voltado para o profissional especializado que será direcionado para dentro da empresa contratante, visando resolver um problema específico naquele momento em questão.


Suponhamos que uma determinada empresa, moderna e antenada sobre as necessidades do mercado, esteja planejando um novo produto.

Para conquistar melhor o consumidor, esse produto deverá contar também com uma versão mobile, mas essa empresa não conta com um desenvolvedor que possa ajudar nessa tarefa.


Ela poderá entrar em contato com uma consultoria ou terceirizada de TI, como a Blue por exemplo, para solicitar um profissional especialista nesse tipo de atividade.

Agora que você já sabe o que é o Body Shop, vamos aos Benefícios:


1. Foco no Core Business


Ao contratar profissionais já especializados, além de poupar o tempo e dinheiro com as já ditas burocracias empresariais, a empresa pode direcionar sua atenção e suas forças para o que realmente importa, ou seja, a sua atividade principal.


2. Excelente Custo Benefício


O Body Shop tem um custo-benefício muito positivo, já que um funcionário especialista será alocado na empresa por um valor abaixo do que, ao final das contas, seria necessário para contratar, treinar, capacitar e integrar um novo colaborador interno.


3. Agilidade


Ter um profissional especialista para resolver questões pontuais é essencial. Porém, nenhuma empresa pode se dar ao luxo de contratar um colaborador para ficar sentado na maior parte do tempo, à espera de uma demanda.

Com o Body Shop de TI é possível resolver os problemas rapidamente, mesmo os mais incomuns.


4. Agilidade na contratação e redução de Turn over


O regime CLT gera encargos e outras responsabilidades com as quais a empresa precisa ter atenção.

Ao contratar um Body Shop de TI, o cuidado deve estar em garantir que a parceria seja formalizada através de um acordo SLA, com obrigações e direitos de ambas as partes bem definidos. Isso gera menos custos com contratações.


5. Otimização do Tempo


A alocação de profissionais de TI é uma excelente alternativa para evitar a instauração do caos e a consequente elevação dos custos, gerando soluções em um menor espaço de tempo. Afinal, a área é gerenciada e suportada por profissionais capacitados e com vasto repertório de situações semelhantes vivenciados em outras organizações.

Assim, quanto antes o problema for resolvido, mais rapidamente a empresa será capaz de voltar à normalidade, reduzindo os seus custos provenientes de paralisações e problemas ligados à área de TI.


6. Mitigação de Riscos


Na terceirização de TI, todos os riscos, jurídicos e trabalhistas, são de responsabilidade da provedora e não da contratante. Ou seja, a alocação de profissionais de TI reduz, inclusive, o risco de imagem para uma corporação.


E muitos outros:

  • Assertividade na seleção e contratação de especialistas de TI

  • Redução da dependência da área de TI do RH interno

  • Possibilidade de flexibilizar os escopos de trabalho da área de Tecnologia da Informação

  • Contratação de Profissionais Fullstack

  • Permanências mais longas e mais engajamento dos profissionais alocados

  • Redução de custos

  • PROFISSIONAL CERTO PARA A POSIÇÃO CORRETA


O Body Shop se apresenta como uma alternativa para empresas que buscam acompanhar a evolução tecnológica e também para a estrutura do mercado.


A busca por desenvolver um setor interno e mantê-lo, com todos seus encargos, acaba gerando uma escassez de competências importantes e que passam despercebidas no processo.


O resultado é uma estrutura frágil que não consegue suportar as mudanças e a rapidez com que acontecem, levando o departamento a sofrer com problemas constantes como falta de recursos e pressão excessiva em cima dos colaboradores.


Nesse contexto, o Body Shop de TI se transforma em uma saída acessível, capaz de preencher essas lacunas e entregar bons resultados.


Agora você já sabe o que é Body Shop e como esse modelo de serviço pode ser um diferencial para a TI das empresas modernas.


Quer saber mais sobre esse assunto e como ele revoluciona a forma como lidamos com tecnologia? Então confira como o modelo de atuação da Blue se destaca no mercado.


E aí, sua empresa está preparada para desbravar novos mundos?


Compartilhe com os seus amigos!


#negocios #consultoria #empreendedorismo #startups #tecnologia #crescimentodosnegocios #industria #comercio #servicos #sap #servicos #bluenegocios #bluemers #sapb1 #fiscal #bpo

6 visualizações0 comentário