• Clovis Viana

As indústrias de médio porte precisam mesmo do padrão "4.0"?

As médias indústrias tem grandes oportunidades de eficiência nas suas operações antes de partirem para grandes investimentos em busca do padrão "4.0".


Por Redação


Positivo o crescimento do setor de agro para margens de soja e milho
O setor industrial tem um cenário promissor para este ano de 2021,

O setor industrial tem um cenário promissor para este ano de 2021, a pandemia tem castigado algumas indústrias, mas tem sido benéfica para muitas outras.


A previsão é que esse quadro de desiquilíbrio entre os subsetores seja continuado, mas com a reversão gradativa no segundo semestre de 2021, para uma situação de maior normalidade.


O que é comum à todas as indústrias é a contínua pressão pela "indústria 4.0", a mídia já adotou esse bordão e isso é vocalizado por gurus e especialistas que, em alguns casos, não conhecem a realidade de "chão de fábrica" das pequenas e médias empresas.


As indústrias que produzem commodities, como aço, indústria química e papel e celulose, por exemplo, não tem como competir em um mercado, onde a formação de preços se dá de forma global, se não forem extremamente eficientes, dentro do padrão de seus concorrentes internacionais.


Com exceção destas indústrias em que a evolução para um padrão 4.0 é essencial para sua sobrevivência no curto e médio prazo, há muitas outras que operam nichos ou subsetores que podem fazer essa evolução de forma mais gradativa, principalmente as pequenas e médias.


O objetivo deveria ser a busca de eficiência sobre o que já existe e gradativamente incorporar melhorias, de forma a aumentar a produtividade, que trará aumento de margem e, consequentemente, condições de melhores investimentos de toda ordem.

instalação de um super software de controle de produção não será eficiente como deveria se a expedição continuar a adotar as rotas de sempre, sem buscar a entrega rápida e no prazo.


A aquisição de um robô de última geração e controlado pelo celular do gerente de produção também não será tão eficiente enquanto continuarem as paradas de produção, por um plano de manutenção inadequado, ou níveis de estoques mal dimensionados, ou pela demora excessiva na troca de ferramentais.


Os investimentos nesta fase deveriam ser orientados para que a indústria ganhe eficiência esgotando suas condições atuais, em pontos que apresentam gargalos ou sejam críticos.


O mais importante é que a indústria crie uma cultura de planejamento, metas, eficiência e organização, sempre olhando para seu mercado e se possível o expandindo, antes de se comprometer com enormes investimentos que não trarão a eficiência desejada se o ambiente e a cultura não for orientada para isso.


E você, qual a sua opinião a respeito? Comente aqui.


gif


Fonte: https://www.industria40.ind.br/artigo/21214-as-medias-industrias-precisam-mesmo-padrao-40?utm_source=sendinblue&utm_campaign=Destaques_maio2021_-_2&utm_medium=email


#negocios #consultoria #empreendedorismo #startups #tecnologia #crescimentodosnegocios #industria #comercio #servicos #sap #servicos #bluenegocios #bluemers

Posts recentes

Ver tudo