internet-das-coisas-lasap2.jpg

Internet das Coisas

A Internet das Coisas é uma rede de objetos físicos – veículos, máquinas, eletrodomésticos e muito mais – que usam sensores e APIs para se conectarem e trocarem dados pela Internet.

A IoT depende de uma série de tecnologias, por exemplo, interfaces de programação de aplicativo (APIs), que conectam dispositivos à Internet. Outras tecnologias de IoT importantes são as ferramentas de gerenciamento de Big Data, funções analíticas preditivas, AI, machine learning, nuvem e identificação por radiofrequência (RFID).

Benefícios da Internet das Coisas

Novos modelos de negócios e receita

Reabastecimento automático de produto? Serviços de assinatura? Aplicativos? A IoT está revolucionando modelos de negócio tradicionais e criando grandes oportunidades para as empresas criarem novos serviços baseados em informações e dados de sensores em tempo real.

Eficiência operacional

Um dos maiores benefícios da IoT é a eficiência que ela oferece. Muitas empresas estão usando-a para automatizar processos de negócio e de produção, monitorar e controlar remotamente as operações, otimizar cadeias de suprimentos e preservar recursos.

Produtividade da força de trabalho

Os "wearables" e outros dispositivos habilitados para IoT estão aumentando a produtividade da força de trabalho e a satisfação no trabalho em vários setores verticais. A tecnologia está ajudando os colaboradores a melhorar a tomada de decisão, automatizar tarefas de rotina, acelerar a comunicação e muito mais.

Aprimoramento da experiência do cliente

Da integração do atendimento ao cliente com o desempenho e uso reais do produto até a entrega de produtos e serviços altamente personalizados, a IoT oferece vários meios de criar experiências mais atraentes para os clientes nos dois mundos, digital e físico.

Casos de uso de IoT nos principais setores da economia

A Internet das Coisas está impactando profundamente vários setores e linhas de negócios diferentes. Estes são os três principais setores:

PRODUÇÃO

A Internet das Coisas Industrial (IIoT) está transformando completamente o modo como os produtos são fabricados. Os fabricantes estão usando a IIoT e a comunicação M2M para impulsionar a automação industrial, prever e prevenir falhas em equipamentos, melhorar a segurança do trabalhador e muito mais.

trabalhador da indústria
Avião

TRANSPORTE

Os sistemas de transporte inteligentes estão movimentando pessoas e cargas de A a Z no mundo todo. Milhares de sensores de IoT são usados em aviões, trens, navios e veículos para otimizar desde o desempenho do motor e segurança até a logística e a gestão da cadeia de suprimentos.

AUTOMOTIVO

Os fabricantes de carro e empresas de tecnologia estão usando a IoT para ajudar os motoristas em carros conectados (ou carros inteligentes) a evitar acidentes, prever problemas de manutenção, encontrar vagas de estacionamento e muito mais. A IoT e o machine learning estão também colocando veículos autônomos no mercado.

Parte dianteira do carro